domingo, 19 de setembro de 2010

Cap.¨6 - Ruinas Incas em Cusco















Combinamos com ao taxista que tinha levado a gente até o hotel um passei pelas ruinas Incas, ele fez um bom preço, tipo 35 reais para nos levar em todas as ruinas que tinha nas redondezas de Cusco, que são: Saqsaywaman, Quenco, Pucapucara e Tambonachay. O combinado era ele nos pegar pela manhã, mais devido a ressaca mão foi possível!!! rsrsrs. Sem contar que o Matheus pegou alguma bactéria no Bolívia e impossibilitou ele de fazer qualquer passeio com a gente neste dia.





Pela manhã, saímos para dar uma volta e conhecer Cusco, na verdade a arquitetura colonial é muito bonita em Cusco, na praça das Armas da para ter uma ideia de como foia colonização espenhola no império Inca. Almoçamos pelo centro mesmo, e preferimos comer bem pois o Matheus tava mal e ninguem tava sentindo o estomago muito bom!!





Pela tarde, como cobinado, o taxista chegou e fomos ver a ruínas, mais antes tivemos que comprar um passe livre para todas as ruinas, que custa por volta de 35 dolraes para estudantes, mas o bom que este ingresso vale para todas as ruinas de Cusco, do vale sagrado e também alguns museus!!





A primeira ruina a ser visitada foi Saqsaywaman, é maior e mais exuberante de todas, poré só se encontra uns 16% do que ela era na época do império. Chegamos e negociamos um guia para a visita, pois passear sem entender nada do que se está vendo é muito ruim. O nosso guia até que foi bom, um nativo quechua do local mais senhor, e que falava quechua. Ele nos ensinou muitas coisas das ruinas e alguns aspectos da cosmologia, como a triade que é representada o tempo toda na arquitetura, e nestas ruinas estão expressas nos três patamares do muro. A verdade que Cusco era a capital do império, sendo que em quechua (lingua dos incas) a palavra cusco significa umbigo, o centro do império. As ruinas são realmente exuberantes e muito bonitas, realmente os inas eram reais mestres de obras, e nestas ruinas também estão as maiores pedras usadas em construções incas, realmente monolitos gigantes. Quanto a trilogia ela está mais expressa na chacana, que é a cruz inca, onde o primeiro nivel é o reino da cobra que representa a sabedoria, o nivel inferior, sub mundo; já o segundo patamar é o nivel da terra, que é representado pelo jaguar que simbolisa o poder; e por último, o nivel de cima, o céu, que é representado pelo condor, que presenta a paz. O guia nos disse que antigamente estas cidades tinham o formato destes animais, sendo que Cusco era o formato do jaguar, Pisaq o formato da cobra e Machu Pichu o condor (este é possivel ser visualizado se vc utilizar a imaginação!!).





Depois de Saqsaywam fomos visitar Tambomachay, que é onde o Imperador Inca ia se banhar, esta sim foi bem reconstruida e está inteira a ruina. Depois dela fomo visitar o forte de Pucapucara, onde ficava instalado na época do império inca um sistema de pedágio para chegava do vale sagrado e para quem saia de Cusco. E por ultimo fomo visitar as ruinas de Quenco, que era um antigo centro de ritual onde se trabalhavam as múmias Incas, e tem uma parade de pedar, que dizem que no soltisticio de inverno, no dia 21 de junho, o sol da manhã produz a sombra de um jaguar na parade de pedras, e era um ritual apenas praticado pela corte e nobreza. Assim terminamos esta visita as ruinas de cusco e deixamos agendado para o outro dia uma para sairmos para o vale sagrado, e rumo a Machu Pichu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário