sábado, 11 de setembro de 2010

Cap. 3 La Paz










Chegamos muito cedo emk La Paz, saimos procurando nos entornos da rodoviária um hotel que eu tinha de indicação, Hospedaje Uruguaya. Encontramos e pegamos um quarto triplo, eu, Matheu e o Pano, o banheiro era fora, mais jah estavamos desesperados pra tomar um banho, pois desde de Porto Quijaro que não realizamos este feito!!!




O Pior é que o dia nasceu e a água demora muito pra esquentar, pois é tão frio pela noite que ele congela nos canos. Depois de um banho gelado e nem um pouco prazeroso, saimos para cnhecer La Paz e descider como ia ser a viagem dai pra frente, até então nem sabiamos ainda se João Paula viria. Tomamos um café na padaria com mate de coca, que por sinal é bem melhor do mascar a folha de coca, e fomos para uma internet. Engraçado que nenhum de nós três sentimos o efeito da altitude, apenas uma leve ofegância após as subidas. Jãoa Paulo tinha mandado um email falando que chegaria na p´roxima madrugada e teríamos que esperá-lo, também compramos uma passagem para voltar, uma vez que era melhor ganhar estes dias pára ficar viajando do que ter que fazer aquele pecursso de volta.




Quando a gente estava vindo, um rapaz de BH que conhecemos no trÊm tinha nos falado de dois passeios que ficamos aguados por fazer: o Downhill na estrada mais perigosa do mundo e a escalada do Huayna Potossi com 6088m acima do nivel. Saímos pela ruas e pesquisamos várias agências e descobrimos que o melhor era fazer a descida de bike no outro dia e deixar a escalada para a volta. deixamos combinado e no outro dia cedo para fazer a descida.




La Paz é uma cidade muito bonita, mas caótica, tudo tem muita gente e os carros buzinão o tempo todo. É notórioa pobreza da Bolívia, as casa são até bem feitas mais muito poucas tem acabament com reboco, e tem muita gente no centro pedindo dinheiro, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas o diferencial é a cultura. Na parte bai xa da Bolívia não viamos este cidadão tipico do Andes, com suas roupoas coloridas usando chapéu redondinho, as Chollitas, apesar da evidente pobreza, se vestem todas iguais, saia longa, cabelo trançado dividido em dois com um chapéu redondo na cabeça, e um pabo todo colorido amarrado nas costas, mesmo com a pobreza é muito bonito de ver as chollitas e sua cultura, elas só não são tão receptivas e não gostam que tire foto. Consegui algumas fotos, demos umas voltas pelo centro, compramos algumas roupas de frio (fiquem muito atentos, pois roupas mais técnicas de montanha tem muita falsificação!!!), e fomos descansar que no ouro dia tinha mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário