domingo, 19 de setembro de 2010

Cap. 7 - Vale Sagrado






Conhecer o Vale Sagrado é realmente um experiência unica, e o nome faz juz ao local. O Vale Sagrado corresponde a toda a região que é cortada pelo rio Urubamba e que tem as construções incas, é uma região muito frétil, e por isto até hoje é possivel ver a produção de milho que tem no local, o mesmo cereal plantado a milineos naquela região. O taxista passou no hotel bem cedo e nos levou pra comprar as passagens do trem para Machu Pichu, que vc tem que marcar bem antes pois se não acaba as passagens.



Com os nossos bilhetes já marcados para a noite adquele dia saímos rumo ao vale sagrado. Para ir pro vale sagrado vc tem que eprcorrer a mesma estrada que passa pelas ruinas que tem ao redor de Cusco, sendo possivel ao Matheus ver um pouco do que ele tinha perdido na vizita! Depois a estrada a passa a serpentear entre as montanhas, e após uma longa descida já nos foi possível ver o município de Pisaq e na montanha da frente as ruinas incas. Subimos e acreamos um guia para nos explicar o significadp de cada monumento.



Realmente os Incas escolhiam lugares realmente muito bonitos e altos para fazer suas construções, as ruinas se situão no alto de uma montanha belissíma, e os patamares de plantação, tipicos dos incas, estão muito bem preservados. Já a cidade esta muito pouco conservada, pois muitas pedras foram tiradas na época da colonização. Mas é possível ver bem destribuido cada cetor da cidade, o agricola, o artesanal, e eo ceremonial. mE é impresionante o quando que o setor ceremonial é bem feito, se distingue bem das outras construções com as pedras mais polidas e melhor encaixadas.



Apóes sairmos de Pisaq, seguimos na estrada e paramos para almoçar na cidade Urubamba que fica na beira do rio. Acho que os taxistas e as agencias tem alguma parceria com este restaurante, pois todo mundo parava lá, no entanto a comida eh muito boa com opções de sobremesa tradicional, e carne de llama.



Depois seguimos até Ollantaytambo, que tem uma ruina maravilhosa bem na frente da cidade, e onde nos despedimos do taxista, pois desta cidade que sai o trem para Aguas Calientes. Ollantaytambo é uma cidadela colonial realmente muito bonita as margens do rio Urubamba. è possivel ver nas construções colonias as pedras retiradas das ruinas, sendo que muitas portas das casas são blocos inteiros, fazendo uma faixada muito vistosa. Deixamos as mochilas guardadas na portaria de entrada das ruinas e subimos para conhecer. Comko as outras, também é muito bonita estas ruinas, mas é bem menos que Pisaq. Após a visita fomos pegar o trem para ir pra Águas Calientes, de onde se parte para MAchu Pichu. o Trem é novo, mais é uma viagem muito desconfortável, pois as poltronas não dobram e é muito lento. Aproveitamos para fazer pegar algumas informações sobre a subidada para Machu Pichu e descidimos subir na madrugada a pé até as ruinas. Tinhamos reservado o hotel em Cusco e o pessoal foi buscar a agente na saida do trem e ficamos em uns quartos legais, por apenas 15 reais a diária!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário