sábado, 11 de setembro de 2010

Cap 4 - Camino de la muerte











A Bolívia é, sem dúvida, uns dos melhores lugares do mundo para se praticar turismo de aventura, além das inumeras paissagens e lugares maravilhosos que os Andes proporcionam, eles conseguiram desenvolver bem este nixo comercial e sabem como montar programas muitos legais e com um preço bem acessível, principalmente para estudantes. A estrad da morte é um destes programas, uma descida de aproximadamente uns 70 km com uns trechos bem perigosos, pelas escarpas que beiram a estrada, mais ao mesmo tempo muito interessante pois da para ver diereitinho como muda a paisagem da cordilheira para a baixada. Chegamos cedinho no hotel El Solario de onde sairiamos para fazer a descida. O pacote é muito bem pensado, o preço varia de acordo com o tipo de bike que vc escolhe. N´´os escolhemos as melhores bikes, full suspesion, com os melhores equipamentos e custou 50 dolares. Neste pacote vinha incluso a bike todos os equipamentos, um café-da-manhã antes de sair, dois lanches no percurso, almoço na hora que chega, camisa, os guiass, as fotos e mais o transporte. `´E muita coisa pelo preço!!!




chegamos tomamos o café, o guia já da uma explicação legal do percurso e depois saimos. Tem que andar uns 20 km ateh onde começa a descida, numa altura de aproximadamente 4700 acima do nivel do mar. O grupo era bem heteregêneo, com gente do mundo todo e só eu e o Matheus de braisleiros, e inclusive nós eramos os que mais falavam, enchiam o saco e logo fizemos muita amizade com os guias.




a Descida começa com um trecho de 20 km de aasfalto, a cordilheira dos andes é realmente impressionante, muito bela. Logo no começo jah deu para perceber o que nos esperava, paramos em um barranco para tirar foto e la em baixo tinha um carro caido todo amaçado, te falar a verdade, que com toda a experiência que tenho de bike, deu medo!!! Os guias são bem experientes e param a todo momento para dar dicas do que vem pela frente.




Quando entra no trecho de terra é que fica alucinante a descida, mistura alguns trechos que dá para desenvolver velocidade com curvas duras que se vc errar cai num abismo, não dá para brincar!!! indagando o guia sobre as mortes que já ocorreram o guia me disse que já morreram 26 pessoas naquela estrada e que ele jah tinha visto umas 10 pessoas morrendo!!! conselh meu Desce na boa. Vou contar uma coisa que aconteceu qdo estavamos descendo. Estava descendo na frente eu o guia e um cara da Republica Tcheca, entramos em um techo com bastante curvas e o tcheco começou tentar a acompanhar o guia, o cara errou duas vezes as curvas a sorte dele é que justo nas curvas que ele errou tinha uma barra de ferro que não deixava cair pro barranco, por muito pouco que eu tbm não presencio uma morte na Ruta DE la Muerte!!!




Depois chegamos no hotel onde termina o passeio e tinha um almoço fenomenal esperando a gente, eles também disponibilizaram toalhas para tomar banho e foi possivel tirar um descanso. Na volta eu não acreditei, o carro voltava pelo jmesmo caminho que a gente veio, a cada curva tinha uma cruz e o nome de alguem que morreu naquele lugar, o engraçado é que na descida eu não tinha visto nenhuma!!! ainda bem!!!




Um comentário:

  1. Peo, gostei do texto é claro e tem um estilo de reportagem, documentário, boa pedagogia e uma explicação plausivel, segue em frente que vai dar pé.
    saudades.

    ResponderExcluir