terça-feira, 30 de junho de 2009

Dia 4: 4/08/08 Tabuleiro 4okm






Até que enfim pude durmi um pouquinho mais, pois hoje não teria que cumprir nenhuma grande distância no dia. Já conheço Conceição do Mato Dentro a algum tempo e sempre ouvi falar da mítica cachoeira de Tabuleiro, mas ainda não tinha conhecido ela.
Aproveitei que estava aqui em Conceição e resolvi ir lá. Ela não fica tão perto da cidade, uns 20 km, então ida e volta, somariam 40 km. O bom é que não precisei levar bagagem, pois ia ir e voltar para mesma cidade. É muito bom pedalar sem peso na bike, da para pedalar mais em pé poupando um pouco a virilha, que a essa altura já estava bem dolorida. Também, estou começando a sentir o cansaço nas pernas, conseqüência dos poucos treinos.
O caminho até La é bem tranqüilo de terra, com algumas subidas longas mais suaves. Cheguei na entrada do parque por volta de umas 11 da manhã. Quando sai de manha lembrei de levar uma bermuda para me banhar, mais não sabia que da entrada do parque até a cachoeira são de 40 minutos andando, e como ando de bike com sapatilha, não tinha nenhum calçado para caminhar. Sorte que o rapaz da portaria tinha um chinelo e me emprestou. Ao sair perguntei se tinha alguém lá na cachoeira, me dissera que tinha um casal. Estraguei a festa deles.
Fui seguindo a trilha e avistei o casal no caminho, só que bem em baixo. A trilha acaba no leito do rio, ai vc tem que seguir meio por estinto até a piscina da cachoeira. O casal tava com dificuldades, alcancei eles rápidos e passei chegando quase uns quinze minutos antes.
Mais como valeu este passeio, é realmente espetacular a cachoeira. Um paredão de rocha se coloca na paisagem com uns 300 metros de altura. Deixando ela esplendida. E forma uma piscina natural grande, o problema é que a água é bem escura cor de coca-cola. Este fenômeno é normal devido a decomposição das folhas dentro da água. Só da um pouco de receio por que você não sabe a onde pode pular sem bater em alguma pedra.
Por sinal este casal é muito gente boa, conversei um pouco com eles e resolvi voltar pois tinha que almoçar ainda. Chegando na portaria do parque o guia que me emprestou seu chinelo indicou o restaurante de sua mãe. Na verdade é sua casa que quando chega algum visitante sua mãe vende pratos de comida. Comi um PF maravilhoso caseiro e ele ainda me ensinou sobre um sitio arqueológico no caminho de volta.
Sai e vim reparando na estrada e achei a placa que indicava o sitio. É umas pedras que ficam bem ao lado da estrada com umas pinturas rupestres lindas, são três desenhos, que estão nas fotos.
Fiz a visita e sai, quando terminei a decida boto a mão no peito e vejo que não estou com minha mochila de hidratação. Tinha esquecido lá no sitio. Voltei subi uma subida de uns 3 km, e lá estava ela bem em cima da pedra que eu deixei peguei e fui embora.
Cheguei no final da tarde em Conceição, aproveitei para descansar, pois amanha tem mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário