sexta-feira, 1 de abril de 2011

Costão Itacoatiara

Vista noturna da praia de Itacoatiara.
Esta postagem é parte de uma série que pretendo fazer sobre as belezas naturais do entorno do Rio de Janeiro.


No dia 19 para 20 de março falaram que iria ter a maior lua dos últimos vinte anos. Não é todo dia que eventos como esses acontecem, e nada melhor que reunir os amigos para fazermos algo especial. O Pedro e o Felipe são dois grandes amigos meus do Rio, sempre saímos juntos pela Lapa e praticamente conheci o Rio de Janeiro e seus programas culturais por meio deles. Já fazia algum tempo que eles queriam vir em Niterói para conhecer a praia de Itacoatiara. Itacoatiara é um verdadeiro paraíso a parte em Niterói, uma praia de mar agitado, afastada do centro e rodeada por montanhas e rochedos, forma um cenário deslumbrante para os olhos viciados em concreto.

Eu eo Felipe num momento invertido.
A nossa idéia era tentar subir uma pedra que fica do seu lado esquerdo chamada Costão, que tem acesso por dentro do parque da Tiririca. É um local muito conhecido, que permite uma vista privilegiada da praia de Itacoatiara, da praia de Itaipuaçu e da lagoa de Itaipú. Bom, queríamos subir de noite para ver a Lua e tocar um violão. O Pedro pegou o carro de seu pai emprestado e veio junto com Felipe e um amigo português do Felipe chamado Hugo. Passaram em minha casa e partimos para lá. Estávamos juntando dois programas, pois eles tinham uma amiga que estava fazendo sua festa de aniversário em Itacoatiara e pretendíamos juntar todo mundo e subir o Costão.

Chegamos por volta das 10 da noite na casa da amiga do Pedro. A galera já tinha bebido a tarde toda e estava meio desanimada de subir, uns até que tentaram ir, mas começamos a caminhar, antes de chegar na subida, todo mundo voltou. Para nossa tristeza, chegamos na entrada do parque e o acesso a pedra só pode ser feito de dia. Tentamos conversar com o vigia para negociar nossa subida, nos responsabilizando por qualquer tipo de acidente, mas ele foi imparcial na decisão e vetou.
Pedro praticando Yoga.

O costão ficou como um nó entalado na garganta. Fomos até a praia, vimos a lua e decidimos voltar no outro dia para subir. Acordamos e partimos novamente para Itacoatiara. O dia não estava muito quente e tinha um pouco de nuvem no céu, não deixando que o sol tivesse 100% de exposição. Paramos o carro do lado da portaria e assinamos o livro e começamos a subida. O caminho é todo marcado por placas, mostrando que o parque da Tiririca esta investindo em um plano de manejo que inclui esportes “outdoors”, com algumas trilhas de caminhada e uma área de escalada em boulders muito conhecida pelos escaladores cariocas.

vista da praia de Itacoatira.
O Hugo não fazia esportes à muito tempo, logo no começo já começou a sentir a subida na perna. Fomos tranquilamente para esperar o Hugo e aproveitávamos as paradas para tiras fotos da paisagem e Pedro fazia alguns assanas (ele é formado em Yoga). Entramos no embalo eu e o Felipe praticamos um pouco também, o que nos rendeu belas fotos. Em pouco tempo já estávamos no topo.

Galera reunida;
da esquerda para a direita: Hugo, Felipe, Pedro e Eu
A vista lá de cima é algo surreal, nem parece que temos belezas naturais tão perto de um centro urbano como o Rio de Janeiro. Se tem uma coisa que é maravilhosa nesta cidade e no seu entorno, são as belezas naturais. Eu deixo de dica, se uma hora você estiver estressado, cansado e de saco cheio da vida, suba o Costão e fique cinco minutos em silencio, só escutando vento e o barulho do mar. Te garanto que vai ficar novo outra vez, e se quiser mais, depois da descida passa na praia da um mergulho e toma uma água de coco. Fala pra mim, tem coisa melhor na vida?





3 comentários:

  1. Sensacional essa nossa aventura! Muito bom o relato, Pedraço!!

    ResponderExcluir
  2. gratidão pedrão! só alegria. perfect love and understanding !

    ResponderExcluir
  3. Mto bacana essa aventura de vcs!! realmente a praia é maravilhosa, lugar perfeito p relaxar e descansar a cabeça. Espero um dia voltar la...

    ResponderExcluir