terça-feira, 2 de março de 2010

Expedição Estrada Real - Corrida de Aventura




Em agosto de 2009 tive a oportunidade de realizar umk sonho que começou quando eu começei a andar de mtb, fazer uma corrida de aventura. Este sonho começou no ano de 1999 quando eu começei a praticar mtb, eu comprava revistas de bike vinha reportagens falando de corridas de aventuras, que naquele momento começavam no Brasil. bom, quando vi que você tinha que andar pelo mato praticar deiversas modalidades radicais, disse a mim mesmo "um dia ainda faço este negócio"! mas na vida o processo sempre é lento, foram muitos anos praticando ciclismo, depois um retorno ao mtb, para em 2009, dez anos depois poder fazer minha primeira prova.
bom a escolha foi muito boa, a Expedição Estrada Real foi uma corrida organizada pela Planeta Aventuras, que é dirigida por Henrique, que também é corredor de aventura. Eu já tinha feito uma prova de Trekking radical organizada pela Planeta Aventuras e ficando de olho no calendário descobri esta prova. O cenário não poderia ser melhor escolhido, a cidade de Piranga é perto de onde eu moro facilitando eu ir para a prova, e também é muito bonita cercada por mata atlantica e temperado por muitos morros!
Para está brincadeira convidei um amigo meu o Marcus, que também já tinha vontade de participar de corridas de aventura, e além do mais é um aventureiro por estilo. fizemos a inscrição, e pela sede de aventura decidimos fazer na categoria expedição, 120 km, uma verdadeira pedrada.
Na sexta já estavamos na cidade, fizemos a reserva em um hotel indicado pela organização, simples e muitom bom. foi boa escolha pois tinham muitos competidores hospedados lá, que nos ajudaram muito com dicas, já que eramos marinheiro de primeira viagem, principalmente um competidor de Brasilia Daniel.
As 6 da manhã já estavamos de pé para tomar o café da manhã, pois as 8 era o congresso tecnico. participamos do congresso tiramos as duvidas que faltavam e demarcamos no mapa o trajéto que pretendiamos fazer com uma caneta marca texto. isto ajuda muito a não fazer muito confusão durante o caminho.
As 9:30 mais ou menos foi dada a largada na praça principal para a primeira pernada de mtb, eram 35 km. saimos em um ritmo bom e chegamos rapido ao primeiro pc1, dai o Marcus perdeu um pouco o ritmo da bike (modalidade que ele treina menos) e começamos a fazer a nossa prova. com umas duas horas de prova já estvamos na area de transição para fazer a primeira transição, para o trekking. seria uma ernada longa com um pouco de dificuldade na navegação. Ainda bem que o Marcus já tinha alguma esperiência com navegação e achou boas rotas pelas montanhas. chegamos na transição para a canoagem ocupando a 4 posição junto com dupla advogados aventureiros, umas das melhores do país na nossa categoria.
pegamos os ducks e começamos o remo, a etapa mais temida para mim, já que nunca tinha remado. porém me surpriendi, ppois não tive grandes problemas com o remo, o rio tinha algumas pedras, mais o que paenas deixava a etapa mais emocionante. muito bonito mesmo esta parte da prova.
Entregamos o barco no pc9 onde tive que fazer a etapa de tecnica verticakl, uma tiroleza de 30 m por cima do rio. depoiis era uma curta caminhada até a area de transição.
bom ai foi a parte triste da prova, o Marcus estava ainda em fase de recuperação de uma cirurgia que ele tinha feito no começo do ano no seu ombro. Depois do remo ele começou a sentir fortes dores, que aumentavam devido ao cansaço acumulado. tentamos ainda continuar mais logo na primeira subida, realmente não dava mais para o Marcus, resolvemos abandonar a prova, na sua metada com 70 km feitos em 8:30 de prova.
A verdade é que para a estreia estava muito bom o que tinhamos feito, e fiquei bem feliz de ter feito minha prova. Agora é treinar e entrar com força total no ano de 2010!!