terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cap. 10 Tiwanaku

Viajar pela Bolívia e não conhecer as ruínas de Tiwanaku é um verdadeiro pecado. O Perú é muito famoso pelas construções de Machu Pichu, mas as ruínas de Tiwanaco provam que os Incas para fazerem suas brilhantes construções tiveram bons professores e muitas fontes de inspiração.

Tiwanaku é um templo construído entre a cidade de La Paz e o lago Titicaca, um aglomerado de ruínas que forma um conjunto arqueológico maravilhoso. Estas ruínas foram construídas pela civilização Tiwanacota, os pré-incaicos. Esta civilização começou 1580 antes de Cristo e acabou em 1200 depois de Cristo, suas principais construções estão no entorno do lago Titicaca, sendo Tiwanaku a maior. Acredita-se que os Incas são originários destes povos, se analisarmos as construções ainda é possível fazer esta inferência, principalmente pelo tipo de engenharia sempre voltada pela posição solar e inspirada nos solstícios.

As construções de Tiwanaku também impressionam pela maneira de como eles trabalhavam as pedras com desenhos e construíam totens gigantescos, como o caso da porta do sol que é toda desenhada e o grande totem que fica reservado numa sala especial com 8 metros de altura e 16 toneladas de rocha talhada que impressiona pela riqueza de detalhes. No conjunto arquitetônico do sítio arqueológico ainda é possível visualizar uma antiga pirâmide no formato de uma meia chacana (a famosa cruz Inca), muito parecida com as pirâmides da América central.
Porém aqui se vê a diferença de países, por ter menos investimentos na recuperação arqueológica do que as ruínas Incas do Perú, o conjunto de Tiwanaco ainda está em processo de reconstrução e tem muito o que ser escavado e descoberto nestas ruínas. O mais engraçado de tudo é que o dinheiro que é destinada hoje para a recuperação destas ruínas vem da Venezuela do governo de Hugo Chaves (lembrando que todo as empresas que preservam e operam as ruinas o Perú são de capital Chileno e Americano!!).

Após esta visita a gloria Inca fica bem reduzida, percebesse que para que os Incas chegassem a construções esplendorosas foram necessários muitos estudos de seus antecessores Tiwanacotas, onde os incas se basearam e aperfeiçoaram suas técnicas para a construção de seus templos, ao passo que os Incas tiveram apenas 200 anos de apogeu os tiwanacotas tiveram 2000 anos de civilização, que nem se quer teve contato com os europeus, extinguiu 300 anos antes.

Visitar Tiwanaco é uma obrigação para quem vai visitar a Bolívia, pela beleza do local, pela riqueza histórica e pela demonstração do que o homem é capaz de fazer com o seu meio natural pelas suas crenças, fazendo nos colocar em cheque se realmente somos evoluídos agora, ou se evolução não é mero ponto de vista de fatores tecnológicos colocados como parâmetro!




Um comentário:

  1. Fala doutor, ficou muito bom!
    Acho que todo mundo que gosta de historia tinha que visitar esse lugar. Uma civilização tão grandiosa quantos os Maias e os Astecas, 2700 anos de apogeu, e são poucos os que a conhecem.
    Um dos pontos fortes da viagem que o Gastrite perdeu .....
    PS: Demorou um pouquinho para postar mas ficou ótimo! (depois o atrasado sou eu, rs...)

    ResponderExcluir