quarta-feira, 9 de junho de 2010

Iron Biker 2009



Mais um ano o Iron Biker foi realizado aqui na cidade de Ouro Preto e Marina. Umas das maiores provas da américa latina este ano teve por volta 700 participantes. Como faço parte da associção de MTB da cidade Ouro Preto a organização cede as inscrições para gente. Cara e este ano foi especial, especialmente muito duro, sendo que a prova é dividida em duas etapas, a primeira com largada e chegada em Ouro Preto totalizando 86 km e a segunda em Mariana com o total de 56 km.
primeiro dia: quando a largada e chegada se dá em Ouro Preto, uma coisa é garantida, o final vai subir muito, isto por que, Ouro Preto está situado no alto de uma serra. A largada foi dada as 9 horas da manhã na praça tiradentes, o dia estava nublado e garoando de leve. o pelotão largou compacto em um ritmo forte e já começou a separa na subido do morro Santana, uma subida de 5km de asflato, um pouco dura, mas rende. Consegui desenvolver um bom ritmo, mas com 6 km, de prova, isto é, na primeira descida furei o pneu traseiro. Não podia acreditar, via todo o filme do Xterra se repetir novamente, porém em uma prova mais longa onde forçar o ritmo para se recuperar pode custar muito caro.
Troquei rápido e sai forçando o ritmo, não deu outra com 40km de provas começei a sentir fortes caimbrãns nas pernas, diminui o ritmo mais não teve jeito o resto da prova toda foi administrando a caimbrã com o cansaço. consegui terminar a prova, porém na 26 colocação, foi sem duvida uns dos dias que mais sofri em minha vida!
segundo dia: o segundo dia era em Mariana, lá é mais plano, isto significa que a prova vai rodar em ritmo forte o tempo todo. A largada foi pontualmente as 10 horas da manhã largando em um pelotão compacto, pegamos um trecho de 5 km em asfalto plano, o pelotão se manteve compacto rodando em um ritmo muito forte até a entrada da primeira subida de terra que começou a realizar uma seleção natural.
Depois prova entrou em longos trechos de single tracks, rápidos e muito tecnicos, consegui me manter em bom pelotão, porém ainda estava sentindo muito as pernas pelo esforço do dia anterior. Quando começou os longos trechos em subida perdi muitas posições que não recuperei nunca mais. Mais confesso que fiquei muito feliz com minha participação, pois além dos treinamentos me divido entre a universidade e vários projetos de pesquisa que realizo, e para um amador( literalmente ama dor!) terminar uma prova deste porte é realmente muito bom!
Espero participar o ano que vem denovo, é prazer sofrer nas trilhas de Ouro Preto!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário