quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estrada Real. De Ouro Preto até Daimantina.



COMO SURGIU A IDÉIA-


Sou apaixonado por bike deste pequeno. Bom se bicilceta não me deu tudo que tenho na minha, garanto que pelo menos é responsável por grande parte da formação da minha personalidade. e outra grande paixão - que inclusive é da minha família inteira - é viajar. bom, por que não unir as duas coisas? esta vontade começou quando vim morrar em Ouro Preto. tinha parado de competir de bike, e apenas usava ela como veiculo e hobby. fazia tempo que eu estava estudando para passar no vestibular, e confesso já não tinha mais paciencia para estudar por mais um período. então recorri a velha tática da minha vó, fiz a promessa que se passace no vestibular iria fazer a Estrada Real, antiga rota do ouro e do diamante da época da colonia.


E não é que deu certo, passei no meio de 2006, para o curso de filosofia na UFOP. Só faltava agora pagar a promessa. Bom, cheguei na faculdade muitas festas, muita bebida e preparo fisíco... depois até que no ano de 2007 fiquei um pouquinho mais treinado, mais ai faltou o dinheiro. Até que nas férias de 2008, um amigo meu fez a viagem de Diamantina até Ouro Preto, e confesso que foi a fonte inspiradora. Apenas um detalhe, fazia 40 dias que eu não pegava na bike, porém estava de férias e tinha dinheiro.


A VIAGEM-


Primeiro dia, Ouro preto - Sta. Bárbara, 1/08/08:



Sai de Ouro Preto por volta das 9:30 da manhã, o dia estava bonito e eu apenas um pouquinho nervoso pela distância que tinha pela frente. desci até Mariana e fui seguindo os marcos da ER. o trecho entre Mariana e Santa Rita Durão é muito bonito, uma estrada de terra bem aberta com uma vegetação que nas baixadas é mata atlantica e quando se sobe mais cerrado. quase o tempo interio anda-se tendo a visão da montanha do Carraça. Estava me sentindo bem, fiz um ritmo tranquilo, nem muito forte e nem muito fraco. Em Bento Rodrigues parrei para fazer um lanchinho e procegui. de Santa Rita durão para frente a foi um pouco tenso o pedal, pois este trecho é de rodovia e graças as mineradoras - que além de destruir muito a natureza - enchem as estradas de caminhão. meu objetivo deste dia era chegar até Catas Altas, mais estava me sentindo bem e resolvi proceguir um pouco mais. derrepente quando passo um pouco Catas altas começa a me bater uma fome e eu não tinha mais nada na bagagem e nada de posto nem trailler na bera da estrada. por um momento achei que situção ia ficar ruim, ai a 1 km de Sta. Bárbara uma vendinha que fazia prato feito na beira da estrada, não pensei duas vezes e parei para comer um prato feito, e diga de passagem que prato feiro!!! aproveitei e pedi umas dicas de hospedagem na cidade. estava procurando a pousada indicada pelo dono da venda, quando fui pedi informação num posto e descobri que els alugavm uns quartinhos no fundo, estava tão cansado que não pensei duas vezes e fiquei por la mesmo. tomei um banho durmi umas duas horas e sai para conhecer a cidade e jantar. Sta. Bárbara é muito bonita com construções da época da colonia, fiz um passei, jantei, sentei na praça para descansar e fui dormi pois a via gem estava apenas começando.